Eu já entrevistei muita gente no Brasil (vixi mais de 50 no mínimo). Muitas que tem o cargo com a nomenclatura de FP&A, outras não. Mas o que me parece comum, é o incipiente conhecimento do que uma pessoa de FP&A realmente faz.
Spoiler alert: não é somente relatórios financeiros.
Portanto, decidi compartilhar com vocês um pouco dos conceitos usados fora do Brasil e que a empresa Vena Solutions (uma empresa canadense) descreveu tão bem em um dos seus artigos que eu me arrisquei a traduzir para o nosso querido Português, esperando assim poder atingir mais pessoas. Já que esse conceito ainda é bem novo por aqui.
Planejamento e Análise Financeira (FP&A)
O planejamento e análise financeira (FP&A) hoje não se trata apenas de simplificar e unificar a forma como as equipes financeiras monitoram e gerenciam o desempenho passado ou presente de suas empresas; abrange como eles planejam o melhor desempenho futuro usando insights e análises de dados financeiros e operacionais (esse último ponto bem importante na minha opinião).
O espectro completo de FP&A moderno varia de processos padrão e bem operacionais, como reconciliações de contas, relatórios de final de mês, orçamentos e previsões, até modelagem de cenários, análises de sensibilidade e outras análises que informam decisões estratégicas mais inteligentes e ágeis e ajudam as empresas a realizar todo o seu potencial (meu maior foco é nessa segunda parte). Tão ou mais importante, uma pessoa de FP&A traz líderes de vários departamentos, dados, objetivos e orçamentos em torno de um único conjunto de metas corporativas.
Passos FP&A
FP&A é melhor descrito como um ciclo contínuo de coleta e análise de dados, relatórios gerenciais, previsões e planejamento e, finalmente, execução e gerenciamento financeiro.
Cada etapa informa o seguinte:
- Primeiro, a coleta de dados financeiros e não financeiros, planejados e reais
- Em seguida, analisar esses dados para descobrir insights por trás dos números, numa visão holística ou sistêmica
- Em seguida, comunicando os principais insights para a gestão por meio de relatórios eficazes (que usam uma combinação de gráficos, storytelling e outras habilidades de comunicação, como cores e adequação da linguagem ao público)
- Em seguida, prever e ajustar planos com base em KPIs e insights relatados
- E, finalmente, modelar novas suposições e executar planos revisados
- À medida que esses planos se desdobram e os livros são fechados ao final de um exercício fiscal, o ciclo recomeça.
A função FP&A analisa a organização como um todo, departamentos individuais e capturar dados operacionais do dia-a-dia em tempo real. FP&A revela insights financeiros e operacionais para criar previsões mais precisas e para ajudar os executivos a tomar decisões de negócios bem informadas para atender às metas de curto e longo prazo
Por que as empresas precisam de planejamento e análise financeira?
A FP&A está saindo de seu papel financeiro tradicional e assumindo um papel mais visível nas organizações. Agora, é hora das equipes de FP&A aproveitarem esta oportunidade e se estabelecerem como parceiros vitais para apoiar todo o negócio.
Ao possuir e analisar dados e ser capaz de traduzir insights de toda a empresa em planos viáveis, FP&A ajuda as empresas a cumprir objetivos, incluindo:
- Aumentar a confiança que finanças e gestão têm em seus orçamentos e previsões para decisões e planos baseados neles.
- Forneça ao gerenciamento os relatórios, insights e KPIs de que eles precisam para tomar decisões rápidas e inteligentes – para fins de planejamento ou em resposta a mudanças nos fatores externos.
- Alinhe e defina claramente as metas e estratégias de negócios.
- Simplifique as operações e maximize a lucratividade e o crescimento, identificando onde os recursos são mais necessários.
- Determine o impacto de diferentes alocações de recursos nos objetivos de curto e longo prazo.
- Identifique obstáculos e riscos nos planos existentes.
- Melhore continuamente a precisão das previsões.
- Executar modelagem de cenário ou “what-if “para estar preparado para qualquer mudança na empresa ou nas condições de mercado
FP&A implementados corretamente podem significar a diferença entre lucros e perdas. É por isso que as empresas dependem cada vez mais de FP&A para fornecer o roteiro para atingir amplas metas operacionais. Esses roteiros financeiros precisam ser bem comunicados, ágeis e monitorados continuamente para acompanhar as constantes mudanças nas condições de mercado e os desafios competitivos, e aproveitar as novas oportunidades que surgirem.
Curtiu o assunto?
Agradeço a Vena Soluções pela qualidade dos seus materiais que aqui traduzo livremente e coloco um pouco da minha visão e cotidiano.