Screenshot 2025-08-08 171936

Por que um time FP&A colaborativo é importante?

Compartilhe:

Trabalho em equipe e colaboração não são importantes apenas para times esportivos ou relacionamentos. Eles também são fundamentais no ambiente de trabalho, especialmente para equipes de análise financeira (FP&A). Decisões financeiras estratégicas não são responsabilidade exclusiva do FP&A, pois cada pessoa dentro da organização contribui para esse processo.

No entanto, alcançar um crescimento sustentável de longo prazo é praticamente impossível sem a colaboração entre os departamentos. Como líder financeiro, você sabe o papel crítico que o trabalho em equipe desempenha para estabelecer o FP&A como um verdadeiro parceiro de negócios.

Por outro lado, estruturas isoladas podem dificultar o fluxo de informações e processos, impedindo a colaboração eficaz entre departamentos. Essa situação limita as capacidades da sua equipe de FP&A e desperdiça tempo valioso.

Como funciona a colaboração no FP&A

A colaboração é uma excelente oportunidade para o time de FP&A ir além do papel de apenas reportar números. Ela pode influenciar diretamente as decisões que são tomadas na organização. Ao trabalhar em conjunto com outros departamentos, sua equipe pode aproveitar as habilidades e os conhecimentos únicos dos colegas.

Veja o time de marketing, por exemplo—eles têm informações valiosas sobre tendências de mercado, preferências dos clientes e táticas promocionais. Ao incorporar esses insights aos seus modelos financeiros, você pode aprimorar as previsões de vendas e identificar oportunidades de crescimento promissoras.

Você pode se perguntar: por que a colaboração com o FP&A é tão importante?

A colaboração entre diferentes áreas—onde equipes trabalham juntas em direção a objetivos comuns—ajuda a quebrar os temidos silos, que muitas vezes levam a decisões equivocadas. No FP&A, o trabalho conjunto com as áreas de finanças e contabilidade permite um engajamento mais estratégico com os colegas não financeiros, aumentando o entendimento financeiro de toda a organização. Cada equipe traz uma perspectiva única. Por exemplo, a equipe financeira enxerga os números de uma maneira diferente do Marketing ou Vendas. Quando essas visões se unem, os líderes têm uma visão mais clara e abrangente.

Contudo, à medida que sua organização cresce, a estrutura pode se tornar compartimentada, dificultando o avanço do FP&A.

Uma pesquisa realizada pela Forrester e Airtable revelou que 46% dos entrevistados indicaram que processos de negócios isolados estavam impactando negativamente ou até mesmo impedindo uma tomada de decisão sólida. Além disso, 79% dos participantes relataram perdas significativas de tempo devido especificamente aos silos de dados.

Esses silos, seja por processos ou por acesso restrito a dados, limitam a disponibilidade de informações e interrompem a comunicação eficaz, levando a decisões adiadas e oportunidades perdidas.

Por exemplo, se sua equipe tiver dificuldade em acessar informações atualizadas de vendas, isso pode resultar em previsões financeiras imprecisas e uma capacidade reduzida de tomar decisões estratégicas informadas.

Com quem o time financeiro deve colaborar?

De acordo com a IDC, espera-se que dois terços dos funcionários das principais empresas do G2000 estejam trabalhando em equipes multifuncionais até 2024. As organizações estão ficando cada vez mais criativas na forma como utilizam a colaboração entre diferentes áreas.

Por exemplo, você pode reunir pessoas do marketing, vendas, engenharia, finanças e TI para lançar um novo produto SaaS. Ou, formar um time temporário para alcançar um objetivo específico, como conquistar um novo cliente estratégico. Às vezes, esses times temporários acabam se tornando parte da operação permanente da empresa.

Algumas pessoas podem pensar que envolver diversas áreas no FP&A complica as coisas e gera tensões devido a objetivos diferentes. Phil Dodds, Diretor Executivo da Phocas e um CPA experiente, destacou rapidamente como os times estão interconectados dentro de uma empresa. “Cada time tem seus próprios objetivos”, ele disse. Por exemplo, os gerentes de vendas estão focados em impulsionar as vendas com descontos e promoções, enquanto os gerentes de produção e cadeia de suprimentos estão lidando com questões como falta de matéria-prima e limitações de capacidade.

Phil ressaltou que o FP&A não é apenas uma tarefa do departamento financeiro; ele impacta toda a organização. Seja com uma equipe dedicada de FP&A ou integrando suas funções ao papel financeiro mais amplo, o financeiro precisa se alinhar com os diversos objetivos de cada área, garantindo que tudo se mantenha consistente e bem coordenado. Ele enfatizou que o sucesso do FP&A depende da capacidade de se adaptar às mudanças de mercado e fatores externos.

Transformando seu trabalho: de silos para colaboração

Entender os efeitos nocivos de estruturas isoladas no seu time de FP&A destaca a necessidade de derrubar essas barreiras, mas como fazer isso?

Crie uma direção unificada Para ter um direcionamento claro rumo a um objetivo financeiro comum, as equipes multifuncionais devem criar uma visão compartilhada, focada em crescimento sustentável por meio de otimização de custos e expansão de mercado.

Ao quebrar essa grande visão em metas menores e comuns, todos podem acompanhar o progresso e celebrar os marcos alcançados. Por exemplo, definir uma meta de reduzir os custos operacionais em 15% no próximo ano fiscal incentiva a colaboração entre o time de FP&A e o departamento de operações. Eles podem identificar oportunidades de economia e acompanhar os esforços de redução.

Promova uma comunicação fluida entre departamentos Estabelecer canais abertos de comunicação melhora o trabalho em equipe, reduz conflitos e facilita a tomada de decisões.

Por exemplo, usar softwares colaborativos e realizar reuniões regulares entre departamentos para discutir alocações de orçamento com os times de marketing e operações pode ajudar a alinhar os recursos financeiros com as iniciativas de marketing e as necessidades operacionais, maximizando o retorno sobre o investimento. Além disso, criar um espaço compartilhado entre diferentes áreas, seja técnica ou voltada para negócios, pode aumentar a produtividade e promover transparência. No final, essas práticas elevam o moral da equipe e fortalecem a confiança nas decisões que são tomadas.

Otimize o trabalho em equipe entre departamentos Usar uma plataforma de planejamento compartilhada para CEOs, CFOs e analistas financeiros cria transparência e colaboração dentro da organização. Além disso, ter acesso instantâneo a dados e análises torna as discussões muito mais informadas, moldando decisões executivas que estão alinhadas com os objetivos da empresa.

Adotar uma abordagem holística na tomada de decisões—considerando todas as áreas da empresa—leva a uma estratégia financeira mais robusta. Isso não apenas aumenta a credibilidade e a influência da equipe de FP&A, mas também ajuda a entregar insights que impulsionam o sucesso financeiro e o planejamento de longo prazo. Envolver todos os stakeholders pode fortalecer seu time e garantir que todos estejam alinhados aos objetivos da organização.

Isso pode ser alcançado por meio de uma comunicação aberta, sessões de treinamento multifuncionais e compartilhamento de conhecimento entre departamentos. Dessa forma, todos passam a entender melhor os fatores de custo, gestão de estoques e relacionamentos com fornecedores.

Cultive uma cultura de respeito e responsabilidade

Responsabilidade e respeito mútuo são fundamentais para uma colaboração eficaz e sucesso financeiro. Quando os membros da equipe assumem a responsabilidade por suas ações, isso constrói confiança e transparência dentro do time de FP&A. Quando todos demonstram respeito mútuo, cria-se um ambiente de trabalho positivo onde cada contribuição é valorizada.

Definir expectativas claras de desempenho e manter um fluxo constante de feedback ajuda a todos a se manterem responsáveis e motivados para fornecer análises financeiras precisas e em tempo hábil. Check-ins regulares e o reconhecimento de conquistas ajudam a reforçar essa cultura. Ao ser um modelo de responsabilidade, você incentiva os outros a seguirem o mesmo caminho.

Texto original em inglês publicado no link: https://www.thefinanceweekly.com/post/collaborative-fpa